Artigos
Trofa avança com processo de instalação de videovigilância em espaços públicos
Praças, parques públicos e zonas envolventes às estações ferroviárias da Trofa poderão vir a ter videovigilância. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, durante a visita do secretário de Estado da Administração Interna, Paulo Ribeiro, ao concelho, realizada a 24 de abril.
O autarca explicou que a instalação de câmaras de vigilância é uma das prioridades do executivo municipal no âmbito da segurança pública, sublinhando, no entanto, que a Trofa continua a ser “um dos concelhos mais seguros do distrito”.
“Não há nenhum tipo de perigo em termos daquilo que é a criminalidade violenta, contudo também sabemos que a perceção de segurança também é muito importante e aquilo que nós queremos é ter um sistema de videovigilância a funcionar em pontos muito bem definidos”, defendeu.
O sistema deverá funcionar em articulação com a Guarda Nacional Republicana, responsável pela monitorização e fiscalização das imagens. Para isso, a futura requalificação do posto territorial da GNR da Trofa deverá contemplar também condições técnicas que permitam esse acompanhamento.
Durante a visita ao concelho, o secretário de Estado reconheceu a importância desta ferramenta, cujo uso no país “triplicou” em “dois anos”. “A videovigilância é uma ferramenta importante”, afirmou, defendendo que o sistema funciona “como elemento dissuasor” e também como apoio à investigação criminal.
Paulo Ribeiro confirmou ainda que o tema foi abordado na reunião com o autarca trofense e garantiu colaboração entre a autarquia, o Ministério da Administração Interna e a GNR.
“Essa colaboração será feita, porque ajudará ainda mais na segurança, que já é um concelho muito seguro, mas ajudará ainda mais a realçar não só a segurança, como a perceção de segurança do concelho da Trofa”, declarou.
Além da videovigilância, a Câmara Municipal aprovou recentemente o reforço do efetivo da Polícia Municipal. Segundo Sérgio Araújo, o mapa de pessoal vai passar “de sete para 14 elementos”.
“Estamos a fazer a nossa parte”, afirmou o presidente da Câmara, referindo que três agentes já se encontram em mobilidade e que os restantes serão recrutados através de concurso.
Aproveitando a presença do secretário de Estado na visita ao quartel da GNR, o autarca pediu também um reforço do efetivo de militares no posto territorial da Trofa, com o objetivo de aumentar a capacidade de patrulhamento e reforçar a presença no território.
-
Artigos2 semanas atrás
Camião derruba postes de comunicações e corta rua no Muro
-
Artigos2 semanas atrás
GNR da Trofa detém homem com carta de condução falsa
-
Artigos2 semanas atrás
Solenidade do Corpo de Deus volta a reunir comunidade de Bougado a 4 de junho de 2026
-
video2 semanas atrás
Reportagem video – Metais Jaime Dias leva peça de teatro sobre reciclagem aos alunos da Trofa Empresa lança projeto educativo destinado à sensibilização ambiental
-
Artigos1 semana atrás
Vigorosa a um passo da final da 2.ª Divisão Distrital de basquetebol
-
Artigos7 dias atrás
ASAE apreende mais de 74 mil artigos contrafeitos em operação nacional
-
Artigos2 semanas atrás
Jornal do Ave eleito melhor parceiro local de informação do Portal Sapo
-
Artigos4 dias atrás
Cursos profissionais do Agrupamento de Escolas da Trofa abrem portas ao mercado de trabalho | pub


